segunda-feira, 12 de julho de 2010

Uma vivência mais experimental

Arte na 1ª série do EM
Não bastava apenas a abordagem genérica dos termos convencionalmente utilizados pela história da arte. Então buscamos um elenco de questões a arte colocadas pelas vanguardas, e readaptamos à nossa realidade. Forjamos com os elementos do nosso cotidiano, os materiais que temos à mão, e inflexões possíveis com simples manipulação de materialidades do uso comum, um ambiente propício a experiências reais, muito mais próximo da arte do que da releitura, da cópia ou da imitação.
Fundamentamos as propostas aqui representadas no Dadaísmo, Construtivismo e Expressionismo Abstrato, colocando para os alunos questões abertas, indicando em alguns casos o material, em outros algum procedimento inicial, o ponto de partida, deixando que todas as decisões a cerca do processo pessoal de criação coubessem inteiramente aos estudantes.  


Um comentário:

Robevania disse...

Olá Paulo!

Que lindo trabalho, fiquei encantada.É bom vc poder socializar isso, nos enriquece e nos mostra caminhos. As crianças e adolescentes de hoje, estão perdendo a oportunidade de fazer seu próprio brinquedo, suas histórias... e se perdem num emaranhado de brinquedos eletronicos descartáveis.
Parabéns!!!