Colagem é um assunto muito vasto, talvez a proposta que vou apresentar agora se encaixe melhor no conceito de construção, mas como trabalhamos com a adição de partes, vamos prosseguir pelo viés da colagem.
Essa proposta foi desenvolvida em parceria com o artista educador Luciano Bortoletto com alunos do 9º ano.
Nosso objetivo inicial era enfatizar a construção dos planos na formação da imagem pictórica, no contexto de um processo mais longo calcado na observação e no desenvolvimento de um posicionamento crítico e estético com relação à cidade, que chamamos de “Construção do Olhar”.
O trabalho partia da observação de postais e fotos da cidade de São Paulo, na primeira etapa os alunos selecionavam alguns aspectos das fotos e produziam desenhos no formato de postal, para evidenciar que o objetivo não era a reprodução de imagens escolhemos como material o giz pastel, pela natureza dos meios já ficava evidente os limites, deixando os alunos livres para a exploração das possibilidades.
No segundo momento partindo já dos desenhos, e aí compartilhando os resultados em grupo, os alunos decidiam a composição selecionando os planos, que iam um a um sendo recortados em placas de papelão, recebendo a cor depois de colados. Nessa operação, os estudantes foram desenvolvendo um pensamento visual de síntese, no qual forma e conteúdo atingiram, ao nosso ver, um alto teor de sofisticação.
3 comentários:
Claudio, meu velho. Passei pra conhecer o blog. Mas passo outras vezes para ler os posts com calma e atenção merecida. Grande abraço, Sucesso, Jarbas Capusso Filho.
Estou encantada com o blog de vocês! Atividades incríveis! Sensacional! Vou linkar vcs no meu.
Bjs
Carol
http://aprendendoeconstruindo.blogspot.com
Ei Paulo, tudo bem?
Li seu post no Arteducação Online e vim até aqui conhecer o trabalho que você e Claudio desenvolvem e gostaria de entrevistá-los para o Arteducação Online.
Por favor entrem em contato conosco: arteducacaoonline@gmail.com
Att,
José Minerini
Editor do blog/revista eletrônica Arteducação Online
Postar um comentário