sábado, 4 de setembro de 2010

Espaço e materiais 4: você sabe me usar?

Preocupados com a maneira como as crianças pequenas estavam cuidando dos materiais do ateliê, Marcelo Poletto e eu, resolvemos propor nas rodas de conversa este tema para reflexão. Para sistematizar o que as crianças iam elaborando no decorrer das aulas, com o auxílio adulto certamente, o Marcelo elaborou o painel "você sabe me usar?" onde registrava o efeito do uso adequado ou inadequado a cada material, com espaço para testes, experiências e discussões com as crianças. Esta iniciativa diminuiu a necessidade de intervenções diretas do professor sobre as formas de uso e proporcionou um cuidado maior sobre os materiais do ateliê indicando que as crianças conquistaram um uso mais consciente dos recursos da sala. As fotos foram feitas com o celular, mas são suficientes para ilustrar a iniciativa.

 
 
 
 

2 comentários:

Ana Carol disse...

Olá!
Primeiro vou dizer que leio sempre o blog de vocês e que é muito bom mesmo!!! PARABENS!!
Agora sobre o post!
Trabalho com crianças pequenas: 3 a 4 anos de idade, e este trabalho de cuidados com os materias é imprescindivel! Antes de cada atividade, eu realizo uma roda de conversa onde SEMPRE são relembrados combinados para estes cuidados. E surge muito efeito... Não existem canetinhas sem tampa na sala! Bater a canetinha acontece as vezes, mas com criança pequenas faz parte explorar´as possibilidades! Para evitar mais percas de pontas, recorremos a rodas de conversa e mostramos outras maneiras de obter o mesmo resultado sem a necessidade de bater a ponta que acarreta no estrago do material!
Mas o painel ficou mto incrível! Parabéns pela ideia! Fiquei com vontade de adaptar um lá na escola, vou pensar em alguma maneira!
Um super bjo!

Paulo Nin Ferreira disse...

Oi Carol,
Sim, você tem razão, a conversa é indispensável, o painel é apenas mais um recurso que ajuda a "encarnar" a idéia de organização. De qualquer forma a sempre escolas e escolas, e esta no caso, necessita de mais atenção aos cuidados pelos espaços coletivos em geral.
Beijo,