Preocupados com a maneira como as crianças pequenas estavam cuidando dos materiais do ateliê, Marcelo Poletto e eu, resolvemos propor nas rodas de conversa este tema para reflexão. Para sistematizar o que as crianças iam elaborando no decorrer das aulas, com o auxílio adulto certamente, o Marcelo elaborou o painel "você sabe me usar?" onde registrava o efeito do uso adequado ou inadequado a cada material, com espaço para testes, experiências e discussões com as crianças. Esta iniciativa diminuiu a necessidade de intervenções diretas do professor sobre as formas de uso e proporcionou um cuidado maior sobre os materiais do ateliê indicando que as crianças conquistaram um uso mais consciente dos recursos da sala. As fotos foram feitas com o celular, mas são suficientes para ilustrar a iniciativa.
Um espaço criado por dois arte-educadores de São Paulo para compartilhar experiências de ensino de arte realizadas em escolas públicas e privadas. São trabalhos que valorizam o processo criativo de crianças e adolescentes a partir de propostas de exploração da linguagem visual. Por aqui vão nossos projetos e de nossos amigos, nossas reflexões sobre a arte e sobre a importância de um ensino centrado na criança e no jovem, com lugar para a expressão da subjetividade e da imaginação.
sábado, 4 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá!
Primeiro vou dizer que leio sempre o blog de vocês e que é muito bom mesmo!!! PARABENS!!
Agora sobre o post!
Trabalho com crianças pequenas: 3 a 4 anos de idade, e este trabalho de cuidados com os materias é imprescindivel! Antes de cada atividade, eu realizo uma roda de conversa onde SEMPRE são relembrados combinados para estes cuidados. E surge muito efeito... Não existem canetinhas sem tampa na sala! Bater a canetinha acontece as vezes, mas com criança pequenas faz parte explorar´as possibilidades! Para evitar mais percas de pontas, recorremos a rodas de conversa e mostramos outras maneiras de obter o mesmo resultado sem a necessidade de bater a ponta que acarreta no estrago do material!
Mas o painel ficou mto incrível! Parabéns pela ideia! Fiquei com vontade de adaptar um lá na escola, vou pensar em alguma maneira!
Um super bjo!
Oi Carol,
Sim, você tem razão, a conversa é indispensável, o painel é apenas mais um recurso que ajuda a "encarnar" a idéia de organização. De qualquer forma a sempre escolas e escolas, e esta no caso, necessita de mais atenção aos cuidados pelos espaços coletivos em geral.
Beijo,
Postar um comentário