Tudo o que começa termina. Assim também é o encontro para criar que é a aula de arte da escola. Mas para a criança pequena criar está muito mais próximo do jogo, da brincadeira que é uma atividade sem começo, meio e fim diferente da aula de arte. Para a criança "dona da brincadeira", como diz Edith Derdik, pode ser difícil entender ou aceitar o fim da sua atividade, muitas vezes necessitando a intervenção do professor. Com a intenção de ajudar esta compreensão e permitir uma maior consciência sobre o seu tempo de criação e, consequentemente, apostando numa maior autonomia por parte da criança que Marcelo Poletto fez este cartaz, que aprendeu nas suas andanças por Belo Horizonte. Uma linha do tempo móvel, em que o barbantinho vermelho vai indicando em que tempo a aula se encontra, que é ajustado por aqueles que estão atentos ao professor e que rapidamente noticiam a todos.
Um espaço criado por dois arte-educadores de São Paulo para compartilhar experiências de ensino de arte realizadas em escolas públicas e privadas. São trabalhos que valorizam o processo criativo de crianças e adolescentes a partir de propostas de exploração da linguagem visual. Por aqui vão nossos projetos e de nossos amigos, nossas reflexões sobre a arte e sobre a importância de um ensino centrado na criança e no jovem, com lugar para a expressão da subjetividade e da imaginação.
sábado, 4 de setembro de 2010
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