Este trabalho foi desenvolvido pela arte-educadora Paula Tavares e pude contribuir com algumas idéias. As turmas do nono ano fizeram um estudo de meio em Brasília, dentro de um projeto de integração que envolvia a disciplinas de história, geografia, matemática, literatura e, também, artes visuais. Nas várias visitas às obras arquitetônicas da cidade os alunos viram vários painéis de azulejos de Athos Bulcão, que é também chamado de "o artista de Brasília" por compor, junto com outros artistas, a identidade visual da cidade, além, é claro, da arquitetura de Oscar Niemeyer. De volta à escola pensamos que seria interessante criar um painel que tivesse a cara de cada um. Propusemos que cada aluno realizasse seu projeto de painel pensando na unidade que poderia ser usada como um módulo, desenhando à sua maneira, sem a intenção de copiar o artista de referência. A sequência do trabalho era juntá-los num painel coletivo e para realizá-lo propusemos um jogo coletivo: O desafio seria unir os azulejos colocados sobre uma grande folha de papel, desenhando "azulejos" sobre o suporte unindo as linhas e compondo um grande mosaico de formas.
Um espaço criado por dois arte-educadores de São Paulo para compartilhar experiências de ensino de arte realizadas em escolas públicas e privadas. São trabalhos que valorizam o processo criativo de crianças e adolescentes a partir de propostas de exploração da linguagem visual. Por aqui vão nossos projetos e de nossos amigos, nossas reflexões sobre a arte e sobre a importância de um ensino centrado na criança e no jovem, com lugar para a expressão da subjetividade e da imaginação.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Nossa, ficou incrivel!
Postar um comentário