Uma criança para alguns adultos pode parecer desorganizada ou bagunceira porque não arruma espontaneamente seu quarto ou só guarda os brinquedos depois de muito apelo. Na brincadeira de construir com sucata de brinquedos quebrados que desenvolvo numa das escolas em que trabalho é muito comum aparecerem as casinhas que muitas vezes mostram muito senso de organização, um cuidado estético apurado na "decoração" do ambiente onde mora sempre um personagem. Nesta casinha feita por uma criança de 2º ano com 7 anos de idade vemos um espaço muito organizado: o violão encostado num canto, um quadro na parede, os objetos guardados em caixas, uma cama arrumada, uma penteadeira, as armas e vários brinquedos dispostos no espaço. É a que o espaço que ela gosta de arrumar é o da sua brincadeira.
Um espaço criado por dois arte-educadores de São Paulo para compartilhar experiências de ensino de arte realizadas em escolas públicas e privadas. São trabalhos que valorizam o processo criativo de crianças e adolescentes a partir de propostas de exploração da linguagem visual. Por aqui vão nossos projetos e de nossos amigos, nossas reflexões sobre a arte e sobre a importância de um ensino centrado na criança e no jovem, com lugar para a expressão da subjetividade e da imaginação.
sábado, 21 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário