Uma criança para alguns adultos pode parecer desorganizada ou bagunceira porque não arruma espontaneamente seu quarto ou só guarda os brinquedos depois de muito apelo. Na brincadeira de construir com sucata de brinquedos quebrados que desenvolvo numa das escolas em que trabalho é muito comum aparecerem as casinhas que muitas vezes mostram muito senso de organização, um cuidado estético apurado na "decoração" do ambiente onde mora sempre um personagem. Nesta casinha feita por uma criança de 2º ano com 7 anos de idade vemos um espaço muito organizado: o violão encostado num canto, um quadro na parede, os objetos guardados em caixas, uma cama arrumada, uma penteadeira, as armas e vários brinquedos dispostos no espaço. É a que o espaço que ela gosta de arrumar é o da sua brincadeira.
Um espaço criado por dois arte-educadores de São Paulo para compartilhar experiências de ensino de arte realizadas em escolas públicas e privadas. São trabalhos que valorizam o processo criativo de crianças e adolescentes a partir de propostas de exploração da linguagem visual. Por aqui vão nossos projetos e de nossos amigos, nossas reflexões sobre a arte e sobre a importância de um ensino centrado na criança e no jovem, com lugar para a expressão da subjetividade e da imaginação.
sábado, 21 de agosto de 2010
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Jogos de desenhar V - painel de azulejos
Este trabalho foi desenvolvido pela arte-educadora Paula Tavares e pude contribuir com algumas idéias. As turmas do nono ano fizeram um estudo de meio em Brasília, dentro de um projeto de integração que envolvia a disciplinas de história, geografia, matemática, literatura e, também, artes visuais. Nas várias visitas às obras arquitetônicas da cidade os alunos viram vários painéis de azulejos de Athos Bulcão, que é também chamado de "o artista de Brasília" por compor, junto com outros artistas, a identidade visual da cidade, além, é claro, da arquitetura de Oscar Niemeyer. De volta à escola pensamos que seria interessante criar um painel que tivesse a cara de cada um. Propusemos que cada aluno realizasse seu projeto de painel pensando na unidade que poderia ser usada como um módulo, desenhando à sua maneira, sem a intenção de copiar o artista de referência. A sequência do trabalho era juntá-los num painel coletivo e para realizá-lo propusemos um jogo coletivo: O desafio seria unir os azulejos colocados sobre uma grande folha de papel, desenhando "azulejos" sobre o suporte unindo as linhas e compondo um grande mosaico de formas.
sábado, 7 de agosto de 2010
Jogos de desenhar IV
Uma das coisas que acho bastante interessante na produção de crianças pequenas é a facilidade com que mesclam o desenho à construção. Às vezes a ação é apenas para deixar uma marca sobre um objeto, outras completar o desenho colando um objeto acrescentando um novo elemento. Muitas vezes também tomam um objeto pela sua forma e desenham completando partes. Fiz uma pequena seleção destes objetos-desenhos ou desenho-objetos.
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
Jogos de desenhar III
No depósito de materiais da escola sempre "aparecem" muitos materiais levados pelos pais das crianças da Educação Infantil e do Fundamental, o que já é um hábito por lá. Entre os materiais que encontrei no início deste ano havia uma série de caixas de todos os tipos e tamanhos. Chamou-me a atenção umas caixinhas de jóia com fecho dourado e uma enorme caixa de um velho faqueiro. Quem teria aberto mão daquela preciosidade? Achei que este tipo de material poderia ser interessante e iria atrair as crianças. Com uma turma que eu já estava trabalhando os jogos de desenhar, um 2º ano, eu sentia a necessidade de envolvê-los mais e mais no desenho, e pensei que utilizar aquelas caixinhas seria um bom pretexto. Propus então para as crianças que elas fizessem um desenho para por na caixinha e que este desenho seria secreto, só cada criança poderia ver ou quem ela quisesse mostrar. A adesão foi imediata e animadíssima. Esconderam-se debaixo das mesas, nos cantos da sala e atrás dos armários para desenhar. A partir deste dia o desenho passou a ser a atividade mais solicitada pelas crianças. Algumas ficavam chateadas quando eu não trazia um novo desafio de desenhar. Ainda não tive a autorização delas para mostrar os desenhos, afinal de contas eles são secretos, mas já dá para mostrar a caixa grande e as caixinhas.
Assinar:
Postagens (Atom)