Uma das coisas que muitas vezes desorganiza o ateliê ou toma muito tempo do professor é a organização de materiais para o trabalho. Formas de organizar pouco claras em geral resultam em pouca autonomia do aluno no uso dos materiais, demandando um trabalho do professor que poderia ser compartilhado com o grupo, ou justamente resultam no contrário do que propõe, instalando a desorganização. A solução não é criar regras muito rígidas de organização, entre outros motivos, porque uma certa liberdade no uso de materiais é desejável para o trabalho criativo. As soluções que ilustro nas fotos foram utilizadas por muito tempo nos ateliês de umas das escolas que trabalhei, são simples e permitem que o professor mesmo à distância observe como seus alunos estão cuidando do espaço coletivo de materiais gráficos e tesouras.
Um espaço criado por dois arte-educadores de São Paulo para compartilhar experiências de ensino de arte realizadas em escolas públicas e privadas. São trabalhos que valorizam o processo criativo de crianças e adolescentes a partir de propostas de exploração da linguagem visual. Por aqui vão nossos projetos e de nossos amigos, nossas reflexões sobre a arte e sobre a importância de um ensino centrado na criança e no jovem, com lugar para a expressão da subjetividade e da imaginação.
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário